Um video sobre o que é a Síndrome de Tourette

Tourette

Aqui deixo um vídeo que fiz sobre o que é a Síndrome de Tourette

 

Mais videos que fiz: https://www.youtube.com/channel/UC5e4N2TZGe3zHgFuSdFjHNA

O que é a Síndrome de Tourette?

A Síndrome de Tourette é uma perturbação neurológica crónica que se traduz na presença de determinados tiques (simples ou complexos), com início antes dos 18 anos de idade.
Os tiques são movimentos (tiques motores) e vocalizações (tiques vocais) sem sentido e fora do contexto, involuntários, rápidos e recorrentes. A sua frequência e intensidade são variáveis.

A Síndrome de Tourette é três vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres.

Inicio da Síndrome

Os tiques podem persistir até a idade adulta em aproximadamente 1% das crianças

A síndrome de Tourette foi descrita pela primeira vez em 1885 pelo neurologista francês George Gilles de la Tourette.

Os tiques da síndrome de Tourette normalmente surgem entre os 5 e os 7 anos, mas tendem a aumentar de intensidade entre os 8 e 12 anos, começando com movimentos simples, como piscar os olhos ou movimentar as mãos e os braços, que depois se agravam, surgindo palavras repetidas, movimentos bruscos e sons como latir, grunhir, gritar ou dizer palavrões, por exemplo.

A maioria dos tiques acaba por desaparecer no inicio da idade adulta.

Diagnostico

Não basta ter um tique para se dizer que tem Síndrome de Tourette. O diagnóstico é feito através das manifestações clínicas e da evolução das mesmas. O médico poderá pedir outros exames, como um eletroencefalograma ou uma ressonância para despistar outras doenças.

Esta síndrome pode confundir-se com outras patologias, como perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade ou perturbação de hiperatividade e défice de atenção. Pode ainda associar-se a problemas de aprendizagem.

Classificação dos Tiques

A síndrome de Tourette é diagnosticada pela presença de tiques motores e vocais, com uma duração superior a um ano.

  • Existem três tipos principais de distúrbio de tique:
    Distúrbio de tique provisório: quando a pessoa tem tiques motores e/ou vocais por menos de um ano.
  • Distúrbio do tique persistente (transtorno do tique crônico): quando a pessoa tem tiques motores ou vocais (mas não ambos) por mais de um ano.
  • Síndrome de Tourette: quando a pesssoa tem tanto tiques motores como vocais por mais de um ano.

Normalmente, as crianças começam com distúrbio de tique temporário e, às vezes, acabam desenvolvendo o distúrbio do tique persistente ou síndrome de Tourette.

Patologias Associadas

As crianças com distúrbios de tique graves ou síndrome de Tourette têm mais propensão a ter outro distúrbio, como TOC, TDAH e problemas de aprendizagem. Esses problemas parecem ser o resultado de anomalias cerebrais que causam os tiques e a síndrome de Tourette. Contudo, quando um distúrbio de tique é grave, os estresses extraordinários de viver com o distúrbio podem fazer com que esses problemas fiquem piores.

Tiques

Antes de um tique ocorrer, a pessoa pode sentir uma compulsão em fazê-lo. Esta compulsão é semelhante à necessidade de espirrar ou coçar-se. A tensão se acumula, geralmente, na parte afetada do corpo. Ceder à compulsão do tique oferece alívio breve.
Algumas vezes, o tique pode ser adiado por alguns segundos a minutos, mas apenas por meio de um esforço consciente e com dificuldade.

Chamar a atenção para um tique, principalmente em crianças, pode piorar.

Normalmente, os tiques não ocorrem durante o sono e eles raramente interferem com a coordenação. Os tiques podem melhorar quando as pessoas estão a se concentrar em uma tarefa, como atividades escolares ou de trabalho, ou quando as pessoas estão em um local desconhecido.

Coprolalia, Copropraxia e Ecolalia

Tiques leves raramente causam problemas, mas tiques graves, como a coprolalia, copropraxia ou ecolalia, podem causar problemas sociais:

  • A Coprolalia é a tendência involuntária de proferir palavras obscenas ou fazer comentários geralmente considerados socialmente depreciativos e, portanto, inadequados.
  • A Copropraxia é um tique que consiste em realizar involuntariamente gestos obscenos ou toques inadequados
  • A Ecolalia é um transtorno da linguagem caracterizado pela fala repetitiva.

Controlabilidade

Algumas pessoas são capazes de suprimir os tiques durante situações sociais, mas outras apresentam dificuldade para os controlar, especialmente se estiverem a passar por um momento de stress emocional, o que pode dificultar sua vida escolar e profissional. Em alguns casos, os tiques podem melhorar e até desaparecer depois da adolescência, mas, em outras pessoas, esses tiques podem se manter durante a vida adulta.

Estimulação Cerebral Profunda

Este tipo de procedimento, assim como qualquer outra intervenção cirúrgica está sujeito a complicações como infeção e hemorragia.

No tratamento dos sintomas da Síndrome de Tourette, ele deve ser somente indicado após tentativa do controlo com o tratamento fármaco e comportamental.

Webgrafia:

https://www.cuf.pt/

https://www.hospitaldaluz.pt/

https://www.tuasaude.com/

https://www.doctoralia.com.br/

https://www.msdmanuals.com/

https://pt.wikipedia.org/